17 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

PINTO, André de Araújo et al. Prevalência e fatores sociodemográficos associados ao deslocamento passivo para a escola: comparação entre adolescentes de distintas regiões do Brasil. []. , 17, 1, pp.15-22. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.19453.

^a

Esse estudo teve como objetivo comparar as prevalências de deslocamento passivo para a escola e analisar os fatores sociodemográficos associados em adolescentes de duas cidades brasileiras. Adolescentes das cidades de São José, Santa Catarina, Sul do Brasil (n= 1.024) e Manaus, Amazonas, Norte do Brasil (n= 1.109), de ambos os sexos, de 15 a 18 anos, participaram desse estudo epidemiológico transversal, de base escolar. Um questionário autoadministrado contendo informações sobre o tipo de deslocamento para a escola, a idade, o sexo e a renda familiar foi auto preenchido. Empregou-se a regressão de Poisson para estimativas de razão de prevalência e intervalos de confiança de 95% (IC95%). Os adolescentes catarinenses foram mais passivos no deslocamento para a escola (53,5%; IC95%: 50,1– 56,0) em relação aos amazonenses (37,3%; IC95%: 34,5– 39,7). Ser do sexo feminino e pertencer às famílias com maior renda mensal aumentaram as chances de se deslocar passivamente para a escola nas duas cidades. Ter 16 e 17 anos diminui as chances dos adolescentes de Manaus se deslocarem passivamente para a escola. Medidas para evitar e reduzir o deslocamento passivo devem ser direcionadas principalmente ao sexo feminino e aos adolescentes com maior renda familiar.

^lpt^a

The level of physical activity of adolescents has been a concern for public health agencies, suggesting the maximum use of the physical activities available in daily life. This study aimed to compare the prevalence of passive commuting to school and analyze the sociodemographic factors associated with adolescents from two Brazilian cities. The participants of this cross-sectional, epidemiologic, and school-based study were adolescents boys and girls, aged 15 to 18, from a city of Southern Brazil, São José/Santa Catarina (= 1024), and from a city of Northern Brazil city, Manaus/Amazonas (n= 1109). Participants completed a self-administered questionnaire with information regarding commuting to school, age, gender, and Family income. Poisson regression was used to estimate the prevalence ratios and confidence intervals of 95% (CI95%). The adolescents from Santa Catarina were more passive (53.5%; CI95%: 50.1– 56.0) than adolescents from Amazonas (37.3%; CI95%: 34.5– 39.7) in commuting to school. Female gender and being part of a Family with higher monthly income were associated with increased chances of passively commuting to school in both cities. The ages of 16 and 17 were associated with diminished chances of passively commuting to school in adolescents from Amazonas. Measures to avoid and reduce passive commuting should target, especially, girls and adolescents from higher-income Families.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )