17 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X ISSN 2182-2972

SANTOS, Fernando Jorge et al. Análise da instrução no treino de jovens com treinadores de handebol. []. , 17, 2, pp.108-118.   24--2021. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.19420.

^a

A forma como o treinador intervém no treino é de extrema importância para o desenvolvimento dos jogadores e da equipa. Desta forma, pretendemos analisar a intervenção de três treinadores de jovens de andebol, no processo de treino. Os treinadores são detentores de título profissional de treinador grau I (n= 2) e grau II (n= 1), outorgados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foram praticantes de andebol, dois possuem licenciatura em Educação Física e foram observados em três treinos. O instrumento observacional utlizado é o Sistema de Análise da Intervenção Pedagógica sobre o Conteúdo do Treinador de Andebol. Para a codificação dos comportamentos de instrução utilizou-se o programa informático LINCE ® . Para a análise estatística descritiva dos dados utilizou-se o IBM SPSS Statistics ® e o programa informático THEME 6 ® para a deteção de T-patterns. Os treinadores observados emitem preferencialmente informação de conteúdo técnico, muita informação não específica, feedback prescritivo, avaliativo positivo e de encorajamento. A forma de instrução preferencial é auditiva e direcionada ao individuo. Em conclusão, a observação dos treinadores levanta algumas questões sobre a eficácia das estratégias adotadas no processo de treino, facto que deve ser objeto de prática reflexiva.

^lpt^a

The way the coach intervenes in training is extremely important for the players and team development. Thus, we intend to analyze the intervention of 3 coaches of young handball in the training process. The coaches hold the professional title of coach level I (n= 2) and level II (n= 1), assigned by the Sport and Youth Portuguese Institute, were handball practitioners; two have a degree in Physical Education and were observed in 3 training sessions. The observational instrument used is the Pedagogical Intervention Analysis System on the Content of the Handball Coach (SAIPCTA). The LINCE ® software was used to code the instructional behavior. For data descriptive statistical analysis IBM SPSS Statistics ® and the computer program THEME 6 ® , for the T-patterns detection were used. The coaches observed preferably issue technical information, emit a lot of non-specific information, prescriptive feedback, positive evaluative, and encouragement. The form of preferential instruction is auditory and directed to the individual. In conclusion, the observation of the coaches raises some questions about the effectiveness of the strategies adopted in the training process, which should be the subject of reflective practice.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )