18 1The prevalence and association of motor competence with weight status and bullying: a cross-cultural studyElite futsal players’ perceptions of paths to expertise: a multidimensional and qualitative approach 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

PACHECO, Bruno Rafael; ROCHA, Danilo Santos    BERTONCELLO, Dernival. A importância do treinamento pré-pilates para a realização do exercício Hundred em praticantes de Pilates. []. , 18, 1, pp.11-19.   31--2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.20569.

O Método Pilates tem sido considerado um sistema de exercícios que visa melhorar a flexibilidade, resistência física, força, equilíbrio e coordenação motora. Dessa forma, muitas pessoas têm buscado o Método para melhorar ou manter a saúde. O objetivo do estudo foi verificar o efeito do treinamento de exercícios de pré-pilates na execução do exercício Hundred por meio da eletromiografia de superfície em praticantes de Pilates. Foram avaliados praticantes de Pilates (N=29) de ambos os sexos (idade média de 44,31±12,807 anos). Trata-se de um estudo quantitativo, analítico e transversal. Foi realizado um protocolo com exercícios pré-pilates e exercícios Hundred. Cem. Foram feitas análises de ativação eletromiográfica de superfície nos músculos reto abdominal, transverso abdominal/oblíquo interno, oblíquo externo e multífido. A percepção subjetiva de esforço foi avaliada por meio da escala de Borg, uma parcela (36,6%) dos voluntários classificou Hundred sem pré-pilates como mais leve que Hundred com pré-pilates. A menor parte (13,3%) considerou Hunderd com pré-pilates mais leve do que sem pré-pilates. Os resultados da análise eletromográfica não comprovaram o aumento da ativação elétrica dos músculos avaliados ao realizar o exercício Hundred com pré-Pilates em relação ao Hunded sem pré-pilates em praticantes.

: pilates; treinamento de pilates; exercícios baseados em pilates; core; abdominais; eletromiografia.

        ·     · |     · ( pdf )