18 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X ISSN 2182-2972

JACINTO, Miguel; ANTUNES, Raul; VITORINO, Anabela    RODRIGUES, José. O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. []. , 18, 3, pp.486-495.   30--2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.26923.

^a

Esta revisão narrativa tem como objetivo examinar as evidências atuais que suportam a importância do exercício físico e o papel do técnico de exercício físico como promotor de educação para a cidadania, da aptidão física e o seu impacto no desempenho das atividades de vida diária e, por conseguinte, da qualidade de vida de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Várias questões são elencadas, de modo a perceber as razões para as elevadas taxas de sedentarismo nesta população, o porquê da escassez de estudos experimentais, quem são os intervenientes na avaliação, prescrição e condução dessas atividades, qual a formação dos intervenientes e que cuidados devem ter com a referida população, no qual, através da uma reflexão suportada pela evidência científica, tentar-se-á dar resposta. Em termos de resultados é clara necessidade do mercado de técnicos de exercício físico com formação de base na área das ciências do desporto e específica em atividades físicas adaptadas, no desenrolar de funções, tarefas e atividades com indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, seja em contexto de ensino regular, de fitness ou modalidade desportiva e, consequentemente, promotores de qualidade de vida em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.

^lpt^a

This narrative review aims to examine the current evidence that supports the importance of physical exercise and the role of the technicians as a promoter of citizenship education, physical fitness and its impact on the performance of activities of daily living and, therefore, on the quality of life of individuals with Intellectual and Developmental Disabilities. Several questions are listed in order to understand the reasons for the high rates of a sedentary lifestyle in this population, the reason for the scarcity of experimental studies, who are the actors in the evaluation, prescription and conduct of these activities, what the training of the actors is and what care should be taken. have with that population, in which, through a reflection supported by scientific evidence, an attempt will be made to respond. Results show a clear need in the market for physical exercise technicians with basic training in the area of sports sciences and specifically in adapted physical activities, in the development of functions, tasks and activities with individuals with Intellectual and Developmental Disabilities, whether in the context of regular education, fitness or sport and, consequently, promoters of quality of life in individuals with Intellectual and Developmental Disabilities.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )