18 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X ISSN 2182-2972

FONSECA, Daniela    MOTA, Elísio. As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto. []. , 18, 4, pp.548-560.   31--2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27840.

Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos essenciais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é propósito ainda do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.

: comunicação; futebol; estratégias; Futebol Clube do Porto.

        ·     · |     · ( pdf )