18 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X ISSN 2182-2972

QUINTELA, José Lemos. Futebol e comunicação: influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores. []. , 18, 4, pp.561-582.   31--2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.28315.

O futebol é mais do que um jogo onde a comunicação desempenha um papel de grande centralidade. Tendo por objectivo perceber a influência da comunicação dos clubes e dos diversos stakeholders sobre os árbitros, os jogadores e os treinadores versus a percepção dos adeptos, fizemos uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão da literatura, seguida de uma análise documental e a aplicação de quatro questionários on-line a adeptos, a árbitros, a jogadores e a treinadores, como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram tratados e analisados através de leituras flutuantes de artigos da imprensa e da análise estatística dos questionários. Conclui-se que a comunicação influencia os protagonistas do fenómeno futebolísco, não sendo possível, contudo, determinar em que sentido essa influência se manifesta. Verifica-se ainda que as percepções dos adeptos diferem quanto à influência que atribuem à comunicação face áquela que os próprios árbitros, jogadores e treinadores reconhessem ter sobre eles.

: comunicação; futebol; influência; público; percepção; stakeholder.

        ·     · |     · ( pdf )