10 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

CHATIGNY, Céline    RIEL, Jessica. A saúde e a segurança dos estudantes num centro de formação profissional: abordagens, representações e género. []. , 10, 2, pp.61-82. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealx0214cc1.

O reconhecimento das doenças profissionais é um fator importante na promoção da prevenção nos locais de trabalho. Este reconhecimento foi instituído na Bélgica em 1927. Durante mais de 35 anos, a silicose foi excluída da lista das doenças profissionais embora as minas de carvão constituíam um setor importante da economia e que dezenas de milhar de mineiros tinham sido afetados pela silicose. Para entender esta contradição é necessário analisar a história social, a construção social dos conhecimentos médicos e a regulação jurídica das doenças profissionais.

: Formação profissional; Aprendizagem em saúde e segurança; Cabeleireiro; Eletromecânica; Análise ergonómica em função do sexo/género.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License