11 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

JUNIOR, Admardo B. G.    CUNHA, Daisy M.. O sintoma no trabalho: uma disfunção ou uma invenção?. []. , 11, 2, pp.53-62. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealxi0215aj.

Este artigo apresenta uma discussão sobre a atividade do profissional “psi” na escuta e condução clínica de casos de sofrimento no trabalho, a necessidade do estabelecimento do nexo causal do adoecimento com o trabalho, suas ações decorrentes e os problemas que a questão encontra no campo da saúde mental. Buscamos localizar brevemente a discussão em torno da causalidade psíquica, social e orgânica, problematizando a questão da causalidade no campo da saúde e, especificamente, da saúde mental. Nosso segundo passo é apresentar um caso clínico já clássico da literatura da psicopatologia do trabalho no Brasil, onde o nexo causal é questionado com riqueza de dados. Duas versões do mesmo caso são contrastadas e problematizadas em suas divergências. Ao final, levantamos problemas para a atividade dos profissionais “psi” no campo do trabalho, entre as quais uma se destaca e permite localizar um importante ponto de investigação: o impasse entre tomar o sintoma como disfunção ou como um modo de funcionamento.

: Trabalho; Sintoma; Nexo causal..

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License