13 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

BORBA, Louise    MUNIZ, Hélder Pordeus. “Mudando para o time”: a dimensão coletiva no trabalho de atletas de vôlei de praia. []. , 13, 1, pp.56-65. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealxiii0117b.

Pensar a dimensão coletiva no esporte apenas como divisão de funções entre os atletas dentro de uma equipe pode esconder todos os debates e dramáticas vividos nesta atividade de trabalho. Deste modo, neste artigo, pretendemos analisar como atletas autônomos de vôlei de praia gerenciam suas vidas profissionais na busca de parceiros para formar uma dupla em que seja possível “jogar junto”, mesmo quando a organização do trabalho neste esporte é extremamente competitiva e exige uma alta rotatividade entre seus componentes. A partir das contribuições da Ergologia, da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade, pressupomos que para um atleta formar uma dupla, montar um “time”, é necessário que eles coloquem em sinergia suas competências esportivas e, principalmente, tenham condições de construir referenciais cognitivos e valores comuns que possibilitem a comunicação e cooperação no desenvolvimento do trabalho.

: Dimensão coletiva do trabalho; Trabalho do atleta; Psicologia do trabalho e esporte; Ergonomia e esporte; Vôlei de praia.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License