15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

GIANNINI, Ruri; SZNELWAR, Laerte Idal; UCHIDA, Seiji    LANCMAN, Selma. A cooperação como instrumento de enfrentamento do real: o caso dos magistrados do trabalho no Brasil. []. , 15, 1, pp.1-19. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.1202.

A cooperação é parte fundamental na construção da saúde mental do trabalhador e pilar essencial para a constituição de um ambiente de trabalho em que haja confiança no trabalho realizado por todos. O objetivo deste artigo é discutir as redes de cooperação que existem no trabalhar dos juízes do trabalho e os impactos que elas exercem no enfrentamento do real. Embora as modalidades formais de avaliação de juízes sejam basicamente quantitativas e individuais e não haja mecanismos institucionais que reforcem as trocas entre pares e valorizem o retorno da experiência, observa-se a criação de redes entre colegas. O artigo é parte da pesquisa “Construção da intersetorialidade no campo saúde e trabalho: perspectiva dos profissionais inseridos na rede de serviços do município de São Paulo”, fomentada pela FAPESP. A metodologia de pesquisa é pautada nos conceitos da Psicodinâmica do Trabalho.

: psicodinâmica do trabalho; cooperação; magistratura; trabalho real; construção de saúde.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License