15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

GUARDIA, Marcelle La    LIMA, Francisco. Cooperação e relações de Confiança: a construção da segurança e da saúde no trabalho de alto risco. []. , 15, 1, pp.1-23. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.1331.

Em uma concessionária de energia, as equipes de manutenção em rede energizada são formadas por, no mínimo, três integrantes. Com a redução do quadro de eletricistas, um estudo realizado pela engenharia, setor de treinamento e eletricistas da empresa concluiu pela viabilidade da realização de serviços com dois integrantes. Esse grupo técnico concluiu que é “tecnicamente possível” realizar as atividades dessa forma. No entanto, outros eletricistas e os representantes sindicais afirmam que a execução das tarefas em duplas irá afetar a saúde e a segurança dos trabalhadores. A solução passou por uma pesquisa que colocou em debate o trabalho real. Olhar para a atividade e as relações intersubjetivas possibilitou - e este é o objeto deste artigo - desvendar como a cooperação e a confiança são construídas no dia a dia e como elas são bases para a eficiência da gestão coletiva dos riscos em situações complexas.

: Supervisão para Saúde e Segurança; Organização do Trabalho e Sistemas Sociotécnicos; Complexidade das Tarefas; Cooperação; Confiança.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License