15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

CHINELLI, Filippina; VIEIRA, Monica    SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. Trajetórias e subjetividades no trabalho de técnicos de enfermagem no Brasil. []. , 15, 1, pp.1-17. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.1661.

Este artigo analisa o trabalho de técnicos de enfermagem no Brasil, na atenção primária e na emergência hospitalar. São analisadas 48 entrevistas guiadas por roteiros que buscam compreender quem são esses trabalhadores, como constroem relações entre formação e inserção laboral, e como percebem as relações no trabalho. Das análises emergiram três categorias temáticas: as trajetórias (im)previsíveis dos técnicos e a busca de um trabalho socialmente mais reconhecido; tempos de precarização dos modos de ser trabalhador e as penosidades do trabalho dos técnicos; apenas insatisfação ou múltiplas possibilidades de implicação com o trabalho? Configura-se tendência de formação de técnicos superqualificados, que seguem, em grande medida, desempenhando as mesmas atividades, com pouca liberdade de escolha nas suas trajetórias profissionais. Os resultados evidenciam sobrecarga e difíceis condições de trabalho, que convivem com a presença de sentimentos de satisfação associados à afinidade com a produção do cuidado, à resolubilidade da assistência e à aprendizagem.

: trabalho em saúde; técnicos de enfermagem; subjetividade.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License