16 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

AUBRY, François    FEILLOU, Isabelle. Com experiência, mas frágeis: a complexidade do trabalho real de auxiliares de enfermagem em geriatria no Quebeque. []. , 16, 1, pp.1-16. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.15728.

Os auxiliares de enfermagem são responsáveis pelos cuidados prestados aos residentes em instituições geriátricas. Os auxiliares experientes têm duas características. Por um lado, aplicam o saber-fazer informal e indispensável para atingir os objetivos prescritos. Ao mesmo tempo, constituem uma categoria de emprego muito fragilizada, nomeadamente no que respeita à saúde no no trabalho. O objetivo do nosso artigo é apresentar o ponto de vista dos auxiliares sobre os fatores relacionados com a organização do trabalho que estão na origem desta fragilidade. Realizámos uma investigação qualitativa que consistiu em entrevistas com vinte auxiliares experientes com mais de dez anos de experiência em quatro centros de cuidados e alojamento de longa duração (Centres de Hébergement et de Soins de Longue Durée - CHSLD) no Quebeque (Canadá). Os três principais fatores identificados pelos auxiliares foram: o aumento da carga de trabalho que causa dificuldades na realização do trabalho prescrito; a atividade de trabalho torna-se mais complexa; e a distância dos superiores hierárquicos diretos que impede a realização de discussões coletivas sobre a qualidade das atividades.

: Auxiliares de enfermagem; CHSLD; saúde no trabalho; experiência; organização do trabalho.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License