16 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

BRAZ, Matheus Viana    HASHIMOTO, Francisco. Grupos de Implicação e Pesquisa e Organidrama como dispositivos de pesquisa e intervenção no mundo do trabalho. []. , 16, 2, pp.1-25. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.17128.

A Sociologia Clínica é marcada pelo compromisso de pesquisadores na construção de ações contrárias à culpabilização e à individualização das contradições existentes no mundo do trabalho. Neste contexto, buscou-se compreender os pressupostos metodológicos e técnicos de dois dispositivos de pesquisa e intervenção da referida abordagem (os Grupos de Implicação e Pesquisa e o Organidrama), de modo explorá-los como instrumentos para análise dos conflitos vivenciados no trabalho em nossa sociedade. O método se baseou em abordagem qualitativa, transversal e descritiva. O estudo se inscreveu na modalidade de pesquisa em serviço e se estruturou mediante a produção de conhecimentos oriunda das atividades profissionais dos pesquisadores. Conclui-se o estudo com a explicitação dos diferenciais dos dispositivos, ligados às possibilidades de se trabalhar coletivamente fenômenos de ordem familiar, social e existencial, mas também políticos, ideológicos e gestionários engendrados nos contextos de trabalho dos sujeitos.

: sociologia clínica; organidrama; grupo de implicação e pesquisa; pesquisa e intervenção; intervenção no trabalho.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License