7 3From the in / visibility of representation to the politics of belonging in networks of young associativism in the Luso-Brazilian suburbs 
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Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

MELRO, Ana    SILVA, Lídia Oliveira da. A ecrã cultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?. []. , 7, 3, pp.169-198. ISSN 1646-5954.

^lpt^aO ritmo elevado da utilização das tecnologias e a apropriação dos media de forma transversal e ubíqua permitiram a propagação de vários termos que se generalizaram, uma vez que também se propagaram os media e as suas potencialidades. Este fenómeno contemporâneo desafia a comunidade científica a observar e a refletir no sentido de compreender os processos sociais e comunicacionais em curso.A referência aos novos media quase não pode ser dissociada da geração que proporcionou a sua utilização massiva. Assim, neste artigo, reflete-se sobre a apropriação dos novos media e, consequentemente, de ecrãs por indivíduos com idades compreendidas entre os 21 e os 45 anos de idade, e a integração dos artefactos tecnológicos nos variados contextos onde passam o seu tempo: na escola, no espaço familiar e nos períodos de lazer.Apresentam-se os resultados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionário no ano letivo de 2011/2012 a 30 alunos do 3º ano da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, na unidade curricular de Cibercultura, da Universidade de Aveiro.^len^aThe high pace of technology usage, and the ubiquitous and transversal appropriation of media, caused the widespread of several concepts. This contemporary phenomenon challenges the scientific community to observe and reflect about the ongoing social and communicational processes.When referencing new media, one can hardly dissociate it from the generation that potentiated their massive use. Thus, this study focus on two main topics: the appropriation of new media and screens by individuals aged between 21 and 27 years old and the integration of technological artifacts in contexts where they spend their time: at school, in the family and in leisure activities.We introduce the results obtained in a survey applied to 30 students of the New Communication Technologies graduation course, at the Cyber culture discipline, at University of Aveiro, in the school year of 2011/2012.

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