9 1Nuevas interacciones sociales: Formas de entender el flujo de la comunicación en las organizaciones y la cotidianidadVirtual identities of Muslim women: A case study of Iranian Facebook users 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

TONELLI, Elizangela; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de    ALMEIDA, Fabrício Moraes de. A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade. []. , 9, 1, pp.149-158. ISSN 1646-5954.

^lpt^aNa Educação a Distância, o processo de comunicação é feito basicamente mediante a escrita em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA,s) por meio das ferramentas tecnológicas síncronas e assíncronas. Essas ferramentas são os elos entre professor e aluno  que, quando  usadas como ações motivacionais e afetivas, tornam-se um dos pilares que sustentam  o sucesso dos cursos em EaD.  O objetivo deste estudo foi identificar  alguns aspectos da comunicação escrita dentro dos fóruns  que comprometem a afetividade e a motivação do aluno, tendo em vista que esses fatores são considerados essenciais para aprendizagem. Com base nas teorias e nas análises dos recortes de  diálogos ocorridos nos fóruns de dúvidas, conclui-se que, o professor que atua como tutor a distância não deve focar somente nas intervenções conceituais e reflexivas, mas também nas afetivas e que, essencialmente, o mais importante nesse processo é  que as atividades pedagógicas, assim como a comunicação e a interação sejam permeadas pelo sentimento de acolhimento, respeito, simpatia e apreciação, além da aceitação e compreensão.^len^aIn Distance Learning, the communication process is basically done by writing in Virtual Learning Environments (VLE´s) through synchronous and asynchronous technological tools. These tools are the links between the teacher and student and when used as motivational and affective actions they become the most important support to the success of Distance Learning courses. This study aims to identify some aspects of written communication within the forums that compromise affectivity and motivation of students, considering them as essential factors for learning. Based on theories and analyses of dialogues occurred in questions´ forums, the results  indicate  that the teacher who acts as tutor in Distance Learning  should not focus only on conceptual and reflexive contents , but also in the emotional actions because what matters in this process is that the educational activities , as well as both communication and interaction, are to be permeated by the feeling of belonging, respect, sympathy and appreciation, in addition to acceptance and understanding.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License