10 3El debate de la actualidad periodística española en Twitter: Del corporativismo de periodistas y políticos al activismo ciudadanoMusic for everyone? El fracaso de la radio musical pública en España en los servicios de música en streaming 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

MERLO, Ana Isabel    PEREIRA, Sara. Os jovens e o acompanhamento da informação sobre a atualidade: questões a partir da análise de Relatórios sobre usos e práticas mediáticas. []. , 10, 3, pp.80-97. ISSN 1646-5954.

^lpt^aCom base em dados provenientes de relatórios estatísticos nacionais e internacionais, procurou-se refletir sobre as tendências de acompanhamento da informação da atualidade no quotidiano dos jovens, questionando-se como as práticas atuais podem contribuir para a participação dos mais novos na sociedade. Nos três estudos analisados (Trends in News Consumption: 1991-2012,, do The Pew Research Center, Reuters Institute Digital News Report 2013, do Reuters Institute for the Study of Journalism e Anuário de Media & Publicidade 2013, do Grupo Marktest), observou-se que, de um modo geral, tem ocorrido um declínio no interesse pelo acompanhamento de notícias e um aumento da preferência por conteúdos mediáticos situados entre a esfera da informação e do entretenimento, em detrimento dos assuntos políticos. Ao refletir sobre o acompanhamento da atualidade, por parte dos jovens, alguns autores argumentam que o infotainment ou as soft news podem comprometer o futuro do jornalismo e da democracia (Mindich, 2005; Barbur & Goodnow, 2011; Barnhurst & Wartella, 1998; Currah e Franklin, cit. em Nguyen, 2012; Baumgartner & Morris, 2006; entre outros), enquanto outros defendem impacto positivo na sobrevivência dos media e na formação dos jovens cidadãos (Barnet, Schudson e Brewer & Marquardt cit. em Nguyen, 2012; Armstrong, 2005; entre outros). Apesar do debate controverso, argumenta-se que o caminho para a cidadania reside no desenvolvimento de competências críticas sobre a informação e da capacidade dos jovens cidadãos exprimirem interesses e ideologias, fazendo uso das potencialidades das novas ferramentas (Dahlgreen, 2011; Buckingham, 2000). Este artigo enquadra-se no projeto de doutoramento “O (des)interesse dos jovens pela atualidade: estudo sobre o papel dos media na informação sobre o mundo” (SFRH/BD/94791/2013) financiado pela FCT, QREN e POPH.^len^aBased on data from national and international statistical reports, we try to reflect on the trends about news uses in the daily lives of young people, in recent years, and how current practices contribute to an increase of civic participation. In the three studies analyzed (Pew Research Center (2012), Reuters Institute for the Study of Journalism (2013) and Marktest (2012), respectively), it was observed that there has been a decline in the interest of news in general and an increase in the preference for media content located between the sphere of information and entertainment, at the expense of political affairs. Reflecting upon news uses by young people, some authors argue that the infotainment or soft news could jeopardize the future of journalism and democracy (Mindich, 2005; Barbur & Goodnow, 2011; Barnhurst & Wartella, 1998; Currah and Franklin, cit in Nguyen, 2012; Baumgartner & Morris, 2006; among others), while others advocate a positive impact on the survival of the media and training of young citizens (Barnet, Schudson and Brewer & Marquardt cit in Nguyen, 2012; Armstrong, 2005; among others). Despite the controversial debate, it is stated that the path to citizenship resides on the development of critical skills about information and the ability of young citizens to express their interests and ideologies making use of the potentialities of new media (Dahlgreen, 2011; Buckingham, 2000). This article is part of the PhD Scholarship "The (dis)interest of young people in actuality: study on the role of the media in information about the world" (SFRH/BD/94791/2013) funded by FCT, QREN and POPH.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License