12 1Predictors of Mistrust: Towards Basic Characteristics of Czech Mistrusting News Media AudiencesIncorrect, fake, and false. Journalists' perceived online source credibility and verification behavior 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

CARVALHEIRO, José Ricardo. Elementos sobre a ideia de audiência nos inícios da TV portuguesa. []. , 12, 1, pp.19-36. ISSN 1646-5954.

O processo histórico de construção de uma audiência televisiva inclui as representações e os discursos que sobre ela se publicam. Este artigo observa o período inicial da televisão portuguesa, em busca de compreender qual a concepção de audiência que vigorava no salazarismo. Com base na imprensa televisiva da época, cruzamos discursos com origens diversas: nos círculos oficiais e na RTP; nos observadores jornalísticos; nas elites intelectuais; nos próprios telespectadores, que por um momento emergem como público interventivo. Num cenário em que os profissionais dos media tendem a dizer aos espectadores como se deviam comportar e os espectadores tendem a dizer aos produtores como a televisão devia ser, assiste-se a uma competição e a uma negociação entre duas concepções de audiência

: Audiência televisiva; Estado Novo; RTP; Debate público; Imprensa.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License