12 1Las redes sociales como salida profesional para los estudiantes de comunicación de España y América LatinaOpiniones de los profesionales de la comunicación sobre el tratamiento de la discapacidad en televisión 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

BECKER, Valdecir; ABREU, Jorge; NOGUEIRA, João    CARDOSO, Bernardo. O desenvolvimento da TV não linear e a desprogramação da grelha. []. , 12, 1, pp.199-216. ISSN 1646-5954.

^lpt^aEste artigo discute as mudanças em curso na televisão, acentuadas pelo aumento da oferta de conteúdos fornecidos on-demand . Tais conteúdos são disponibilizados, principalmente, por operadores de TV por assinatura, possibilitando uma experiência de TV não linear. Para caracterizar o cenário internacional da oferta de conteúdos de TV não linear, realizou-se uma pesquisa em 62 países que permitiu catalogar as diversas tipologias de serviços oferecidos. Complementarmente, foi feita uma revisão detalhada da literatura referente ao tema que evidenciou a inexistência de levantamentos similares. Desta forma, pode-se constatar a crescente oferta de serviços de TV não linear, comportando dois efeitos: 1. uma migração da audiência televisiva para estes serviços, com mudanças estruturais, ainda que incipientes, na organização dos programas e das narrativas; 2. um fortalecimento da televisão em direto (ao vivo) na TV tradicional, linear. Neste enquadramento, o presente artigo fornece bases empíricas para análises teóricas aprofundadas, discutindo um tema ainda incipiente nas ciências da comunicação e áreas correlacionadas.^len^aThis article discusses the changes taking place on television, accentuated by the increased supply of on-demand content. Such content is made available primarily by pay-TV providers, allowing a non-linear TV experience. To frame the international scene offering non-linear TV content, a survey was conducted in 62 countries, where the offered services were catalogued. In addition, a detailed review of the relevant literature was made, being possible to realize the lack of similar surveys. In this scope, one can note the growing supply of non-linear TV services, with two effects: 1. a migration of the audience to these services, with structural changes, even if incipient, in the organization of programs and narratives; 2. A reinforcement of live television in the traditional linear TV. The present article provides an empirical basis for in-depth theoretical analysis, discussing a still incipient topic in communication sciences and related areas.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License