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Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

GOUVEIA, Célia; LAPA, Tiago    FATIMA, Branco Di. Benfica vs Sporting: o derby visto a partir do Twitter. []. , 12, 2, pp.61-79. ISSN 1646-5954.

^lpt^aO presente artigo tem como objetivo encontrar e analisar um determinado conjunto de perfis, o tipo de vínculos sociais que estabelecem, assim como a importância e influência dos seus papéis no Twitter durante o derby de Lisboa entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, realizado no dia 11 de dezembro de 2016. Apresentamos como estratégia de pesquisa um estudo de caso baseado no fluxo de mensagens publicadas na rede social indexadas com as hashtags #benfica e #sporting no dia e hora do derby. Foram interpretados através da Análise de Redes Sociais (SNA) uma amostra de 39.540 tweets e retweets postados por 18.710 perfis, provenientes da análise exploratória da rede de relações mediadas entre utilizadores da Twittersphere. Com base na observação da importância das relações entre unidades de interação, derivamos para o modelo de Análise e Visualização de Rede (NAV) e identificámos, através de grafos representativos dos dados obtidos, pistas que julgamos pertinentes para o entendimento de uma audiência moldada pela lógica da produção e circulação de mensagens afetas a uma determinada cultura de fãs cada vez mais em rede.^len^aThis article aims to find and analyse a special group of profiles, the type of social bonds which they establish as the importance and influence of their preponderance on Twitter during the Lisbon derby between Sport Lisboa e Benfica and Sporting Clube de Portugal, played on the eleventh of December, 2016. We present as a search strategy a case study based on the flow of messages published on the referred network marked with the #benfica and #sporting hashtags during the hour and day of the match. A total sample of 39,540 tweets and retweets posted by 18,710 profiles were interpreted through the Social Networks Analysis (SNA), from the exploratory analysis of the network of mediated relations among Twittersphere users. Based on the observation of the significance of relationships between the interaction unities, we derived to the Network Analysis Visualization (NAV) model and identified, through graphs representative of the data obtained, clues that we believe to be pertinent for the understanding of an audience shaped by the logic of the production and flux of messages affected by a certain culture of fans increasingly connected to the networking world.

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