13 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

LUCAS, Margarida; BEM-HAJA, Pedro; MOREIRA, António    COSTA, Nilza. Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?. []. , 13, 3, pp.34-51. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS13320191453.

^lpt^aEste artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste sentido são sugeridas recomendações  para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras.^len^aThis article presents results on the impact of the use of tablets in the development of lower secondary students' digital competence, regarding Information and data literacy and Communicaiton and collaboration, within the scope of a one-to-one (1:1) educational project. The case study adopted and adapted the European Digital Competence Framework for Citizens as background and guidance for the construction of data collection instruments. The data were collected through a questionnaire and focus groups. Results suggest a reduced impact of the use of tablets on the development of competences under study and point to reasons that may be underlying it (for example, how tablets were used by the teachers). In this sense, the article suggests recommendations for a more efficient use of tablets and indicates directions for future research.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License