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Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

QUEIROZ, Ana Rita. O luxo na era do like: Comunicação do luxo no YouTube. []. , 14, 2, pp.01-15. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS14220201528.

^lpt^aEste artigo tem como principal objetivo compreender como os termos "luxo" e "luxury" se manifestam na plataforma YouTube, a fim de contribuir para um domínio de saber ainda pouco aprofundado em Portugal, e ainda pretende explorar ferramentas metodológicas contemporâneas e inovadoras para a sua concretização. Foi realizada uma análise aos dados extraídos através da ferramenta Youtube Data Tools, complementada por uma entrevista semiestruturada a uma especialista de luxo. Através deste estudo foram identificadas seis comunidades no Youtube que nos possibilitou a compreensão de como os utilizadores estão a categorizar a palavra luxo nesta plataforma. Associadas aos termos "luxo" e "luxury" foram identificadas as seguintes comunidades: Carros de Luxo, Compras de luxo, Imobiliário de Luxo, Lifestyle / Vidas de luxo, Luxo sustentável e Rentabilização do luxo. Para obter estas comunidades foi usado uma plataforma de análise, designada por Gephi, que identifica as comunidades de utilizadores, tendo por base o seu grau de interação. Com uma maior representatividade vemos a comunidade designada por "luxo sustentável", em que os utilizadores do YouTube associam vídeos com conteúdos relacionados com a reciclagem de objetos e do faça você mesmo - expressão em inglês Do It Yourself (DIY).^len^aThis article have as the main goal understanding how the words "luxury" - in Portuguese and English - have been manifested at the platform YouTube, with the purpose of contributing to a domain of knowledge that isn't yet understood in Portugal as it has the goal of exploring contemporary and innovative methodological tools to his realization. Through an analysis of data that it was extracted through the YouTube Data Tools and it was complemented with a semi-structured interview to a luxury specialist. Through this study, we identified six communities on Youtube that allowed to understand how users are categorizing the word luxury on this platform. Associated with the term "luxury" have been identified the following communities: Luxury Cars, Luxury Shopping, Luxury Real Estate, Luxury Lifestyle, Sustainable Luxury and Luxury Monetization. To identify these communities and analysis, we used platform Gephi. This platform identified user communities based on their degree of interaction. With a more representative is a community about "sustainable luxury", where YouTube' users associate videos with content related to recycling and DIY.

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