14 2Pobreza urbana y apropiación de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en México 
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Observatorio (OBS*)

 ISSN 1646-5954

BARRIGA, Antónia do Carmo. A publicitação do privado na era da pós-verdade: uma exploração às redes sociais dos líderes políticos portugueses. []. , 14, 2, pp.56-71. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS14220201609.

^lpt^aEm tempos de busca de popularidade, e num contexto de luta de audiências e de disputa eleitoral inextricável da espetacularização da informação, os media e os políticos alimentam uma ideia (porventura ilusória) de humanização e de proximidade com os cidadãos, recorrendo para tal à exposição (mediática) do quotidiano e da privacidade dos atores políticos. Sabemos que não é de hoje que as liturgias políticas democráticas envolvem a dimensão do entretenimento, ele precede mesmo o surgimento dos meios audiovisuais. Este texto interroga se a utilização das redes sociais pelos políticos altera ou mantém tais práticas. No âmbito da pesquisa aqui reportada pretendeu-se perceber qual a visibilidade que os líderes políticos portugueses dão à exposição de mensagens que evadem o discurso público e o debate político, partindo da análise da sua presença nas redes sociais. A análise efetuada tenta explorar se a postura dos políticos nos novos media, menos sujeita à coação dos media tradicionais e dos seus critérios, difere daquela que é habitualmente exibida nos media tradicionais, no que respeita à exposição de aspetos da sua vida privada. Foi neste sentido que se analisou o corpus empiricus constituído pela totalidade das publicações dos líderes dos partidos políticos portugueses, com assento parlamentar, à data, nas redes sociais Twitter, Facebook e Instagram, publicadas durante os três meses anteriores às eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Esta pesquisa foi também e ainda o mote, ou o pretexto, para uma abordagem mais ampla à privacidade na contemporaneidade e ao (s) modo (s) como ela hoje se entrelaça e intrinca com os novos media e com os sistemas automáticos.^len^aIn times of high demand for popularity, and in the context of an audience struggle and inextricable electoral dispute over the spectacularization of information, the media and politicians entertain the idea (that may be illusor) of humanization and proximity to the citizens, and use the exposure of the political actors' daily life and privacy. We know it's not only in the present that democratic political liturgies involve the dimension of entertainment, as the latter precedes the emergence of the audiovisual media. in this paper we explore whether the use of social networks by political actors changes or maintains such practices. In the context of the research reported here, it was intended to understand the visibility that Portuguese political leaders give to the exposure of messages that evade public discourse and political debate, based on the analysis of their presence in social networks. This analysis focuses the posture of politicians in the new media less subject to the constraint of traditional media and their criteria as well as envisages whether that posture differs from the one usually exhibited in traditional media when exposing aspects of their private life. Being so, the corpus empiricus composed of publications of the leaders of the Portuguese political parties, with parliamentary seat, on the social networks Twitter, Facebook and Instagram as analyzed. The publications during the period of the three months prior to parliamentary elections on October 6, 2019 were considered. This research is also a pathway and a contribution to a broader approach to privacy in contemporaneity and the way (s) it nowadays intertwines with new media and automatic systems.

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