7 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

LOPES, José Almeida; BRANDAO, Daniel    MANSILHA, Armando. Abordagem híbrida da doença aneurismática: caso clínico. []. , 7, 4, pp.219-223. ISSN 1646-706X.

Os aneurismas poplíteos e femorais são os aneurismas periféricos mais prevalentes. Os autores apresentam um caso clínico de um doente do sexo masculino de 61 anos que num contexto de edema marcado do membro inferior direito, realizou angiodinografia que confirmou a presença de flebotrombose poplítea direita consequente a compressão motivada por um volumoso aneurisma poplíteo. Dada a ausência de conduto venoso adequado, foi decidido tratamento endovascular do aneurisma poplíteo, com colocação de endoprotese. Posteriormente foi feita a correcção por via clássica de um aneurisma femoral comum esquerdo, por colocação de enxerto de interposição. Este caso clínico demonstra as diferentes possibilidades de abordagem (endovascular e clássica) no tratamento da mesma entidade patológica, com localização e circunstâncias diversas, no mesmo doente.

: Aneurisma da Artéria Poplítea; Aneurisma da Artéria Femoral; Abordagem Híbrida.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License