8 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

NOGUEIRA, Clara et al. Tratamento endovascular não convencional da Fistula Ilio-cava Iatrogénica. []. , 8, 4, pp.177-180. ISSN 1646-706X.

A fístula arteriovenosa (FAV), pós discectomia lombar, é uma complicação rara, potencialmente grave. O recurso ao tratamento endovascular tem sido crescente. Os autores apresentam o caso clínico de uma doente de 58 anos de idade, com FAV ilio-cava iatrogénica e oclusão da artéria ilíaca externa (AIE) direita. Foram efectuadas várias tentativas de cateterização, retrógrada e anterógrada, do eixo arterial ilíaco direito, com progressão sistemática dos fios-guia para a veia cava inferior. Com o auxílio de um Goose neck snare, foi possível enlaçar o fio guia contra-lateral (que já se encontra no eixo venoso) e recolocá-o no eixo arterial. Procedeu-se a angioplastia transluminal da AIE e exclusão de FAV com endoprótese recoberta. Dicas e truques, como o descrito, são de elevada utilidade para o cirurgião vascular.

: fístula arteriovenosa; iatrogenia; discectomia; endovascular.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License