10 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

AFONSO, Ana et al. Malformação arteriovenosa da artéria hipogástrica: A propósito de um caso clínico. []. , 10, 1, pp.21-24. ISSN 1646-706X.

As malformações arteriovenosas (MAVs) congénitas podem ocorrer em qualquer território vascular mas a sua localização pélvica no sexo masculino é rara, e representam um desa?o terapêutico difícil. Os autores descrevem um caso clínico de um doente do sexo masculino de 72 anos, com quadro clinico de disúria, hematúria e desconforto pélvico. O estudo por tomografia computorizada (TC) detetou a presença de uma MAV pélvica com origem na artéria hipogástrica esquerda. O doente foi submetido a tratamento endovascular com embolização seletiva e, por recorrência dos sintomas, o procedimento percutâneo foi repetido ao final de um ano. Doente atualmente em follow-up anual, permanecendo assintomático e, na Angio-TC de controlo, verificou-se diminuição das dimensões da MAV. A propósito do caso clínico, discute-se a abordagem terapêutica das malformações pélvicas congénitas.

: Malformação arteriovenosa; Embolização percutânea seletiva; Sexo masculino; Pélvis.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License