11 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

SILVEIRA, Diogo et al. Falso aneurisma anastomótico de transplante renal condicionando insuficiência renal aguda: um caso de tratamento cirúrgico com preservação do enxerto. []. , 11, 3, pp.177-181. ISSN 1646-706X.

Os falsos aneurismas anastomóticos (FA) de transplantes renais são raros. O seu tratamento está associado a elevadas taxas de perda do enxerto e mortalidade. Mecanismos intrínsecos à transplantação como a imunosupressão e/ou rejeição crónica aumentam a susceptibilidade para o seu desenvolvimento, tendo também impacto prognóstico. Apresentamos um caso clínico de tratamento cirúrgico de FA do patch de enxerto renal com 6 cm, diagnosticado na sequência de episódio de insuficiência renal aguda obstrutiva, condicionada por compressão ureteral pelo FA. O tratamento consistiu, por abordagem mediana transperitoneal, em ressecção parcial do falso aneurisma com re-implantação da artéria renal na artéria ilíaca externa topoa-topo em posição anterógrada e revascularização do membro inferior direito através de bypass extra-anatómico femoro-femoral cruzado com prótese PTFE 8 mm. Não ocorreram complicações pós-operatórias e a função renal normalizou para valores basais.

: Pseudoaneurisma; Falso aneurisma; Transplante renal; Enxerto renal; Patch artéria renal.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License