13 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

MARTINS, Andreia; DIAS, Alexandra    ALBINO, José Pereira. “Pectoralis minor syndrome” arterial em pediatria: a propósito de um caso clinico pouco frequente. []. , 13, 1, pp.54-56. ISSN 1646-706X.

A síndrome do desfiladeiro toraco-braquial pode resultar da compressão do feixe neurovascular do membro superior, no segmento abaixo da clavícula. Neste caso o responsável é o músculo pequeno peitoral, conhecido na literatura anglo-saxónica como “pectoralis minor syndrome” (PMS). Na idade pediátrica, apesar de poder estar presente, esta síndrome é pouco frequente e está sub-diagnosticada. Descreve-se um jovem de 14 anos, praticante de andebol, com PMS de apresentação pouco habitual, tendo sido o diagnóstico confirmado por arteriografia. Foi iniciada fisioterapia e diminuição da atividade desportiva levando, em 6 meses, a uma substancial melhoria clínica. Ao fim de dois anos, verificou-se a inexistência de qualquer alteração no eixo subclávio-axilar. Trata-se de um caso raro, segundo a literatura revista, estando a sua etiologia relacionada com a prática desportiva.

: síndrome do pequeno peitoral; estenose da artéria subclávia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License