14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

FERREIRA, Vitor et al. Benefício da hipocoagulação após pontagem do membro inferior: uma revisão sistemática da literatura. []. , 14, 1, pp.64-70. ISSN 1646-706X.

Introdução: Após revascularização cirúrgica do membro inferior é habitualmente prescrito antiagregantes plaquetários e a anticoagulação é considerada em casos de risco aumentado de trombose. Realizamos uma revisão sistemática da literatu­ra da evidência existente sobre o uso prolongado de anticoagulantes no pós-operatório de pontagens do membro inferior. Material e métodos: Revisão sistemática da literatura disponível na base de dados Pubmed. Resultados: Os estudos selecionados para a revisão final consistiam em: 6 estudos aleatorizados controlados (e 4 análi­ses post-hoc), 1 estudo prospectivo com controlos históricos e 3 estudos retrospectivos. Conclusão: A eficácia da hipocoagulação depende do conducto utilizado e factores intrínsecos da pontagem. Existe benefício de hipocoagulação nas pontagens com o conduto venoso autólogo mas o nível de INR e os factores de risco para trombose poderão influenciar os resultados. Nas pontagens poderá haver benefício naquelas com calibre diminuído e baixa velocidade média. A incidência de hemorragia major é significativa, sendo essencial a cuidadosa avaliação do risco beneficio na prescrição de hipocoagulação crónica.

: Doença arterial periférica; tratamento endovascular; calcificação.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License