15 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

CASTRO, João Diogo et al. Técnica chimney para tratamento de aneurisma da aorta abdominal sintomático em situação urgente: caso clínico. []. , 15, 4, pp.265-268. ISSN 1646-706X.

O número de doentes tratados a aneurismas da aorta abdominal (AAA) aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Apesar da cirurgia convencional permanecer o gold standard para o tratamento de AAA, técnicas endovasculares como a técnica de Chimney demonstraram ser seguras em doentes com contraindicação para cirurgia convencional e aneurismas com colo hostil. A técnica de Chimney é realizada recorrendo a "off-the-shelf stents" que são acessíveis e úteis em casos urgentes/emergentes. Reportamos o caso de um doente do sexo masculino de 67 anos, caucasiano, com um aneurisma da aorta infrarrenal sintomático. O aneurisma apresentava um colo curto de 2.5mm e um diâmetro máximo de 67 mm. Devido às comorbilidades do doente e excluídas outras causas para a dor, foi decidido tratamento urgente do mesmo recorrendo à técnica de Chimney.

: AAA; Aneurisma da aorta abdominal justarrenal; Colo hostil; Chimney; CHEVAR; Enxertos em paralelo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License