16 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

DUARTE-GAMAS, Luís et al. A relevância do índice de anisocitose na doença carotídea. []. , 16, 3, pp.167-170. ISSN 1646-706X.

Introdução: A doença carotídea afeta 3-4% da população geral. A associação entre inflamação sistémica de baixo grau e aterosclerose estimulou o estudo de biomarcadores sanguíneos, nomeadamente o índice de anisocitose (RDW-CV), e a sua importância na fisiopatologia e prognóstico da doença carotídea. O objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão da literatura no que diz respeito à relevância do RDW-CV na doença carotídea. Métodos: Foi realizada uma pesquisa na base Medline de forma a identificar publicações focadas na fisiopatologia do RDW-CV e o seu impacto na doença carotídea. Resultados: Um aumento de RDW-CV associou-se a um espessamento íntima-média carotídea (CIMT) em vários estudos. Associou-se à presença de placas de aterosclerose e sua progressão. Um estudo demonstrou uma associação independente entre mortalidade por todas as causas e mortalidade cardiovascular com o aumento do RDW-CV em doentes com estenose carotídea assintomática. Conclusão: O RDW-CV é um marcador de baixo custo, prontamente disponível e fácil de se obter que parece estar associado a aterosclerose carotídea subclínica. Contudo são necessários mais estudos para se determinar a sua importância clínica neste contexto.

: Doença arterial carotídea; Determinação de tamanho eritrocitário; Biomarcadores.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License