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Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

BENTO, Rita et al. Evolução da formação em cirurgia vascular nos últimos 15 anos em Portugal. []. , 16, 4, pp.260-268.   31--2021. ISSN 1646-706X.

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Introdução:

A evolução na especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular foi acompanhada de diferenças na formação durante o internato.

Objetivos:

O principal objetivo deste estudo foi mostrar as diferentes tendências na formação no internato ao longo dos últimos 15 anos, nomeadamente no que respeita à aprendizagem cirúrgica e produção científica.

Métodos:

Identificação dos médicos que terminaram o internato de Angiologia e Cirurgia Vascular entre 2002 e 2017, inclusive, a nível nacional e colheita dos dados através da consulta dos currículos para a prova final de conclusão do internato complementar.

Resultados:

Em Portugal, de 2002-2017, constatou-se um aumento do número total de intervenções cirúrgicas realizadas como 1º cirurgião (p<0.024), na proporção de procedimentos endovasculares (p<0.001), bem como na diferenciação avançada de procedimentos endovasculares (p<0.001).

Relativamente aos procedimentos por Doença Arterial Periférica (DAP) aorto-ilíaca, verificou-se uma diminuição do número de procedimentos convencionais (p<0.022) e um aumento do número de procedimentos endovasculares (p<0.017).

Em cirurgia de aneurisma da aorta abdominal (AAA), verificou-se uma diminuição nos procedimentos realizados como 1º cirurgião (p<0.02) e um aumento marcado no número total de procedimentos endovasculares de AAA (p<0.002) e como 1º cirugião (p<0.001).

A nível científico, verificou-se um aumento no número total de publicações (p<0. 018).

Conclusão:

Apesar da exposição a intervenções cirúrgicas durante o internato complementar se ter mantido constante nos últimos 15 anos em Portugal, contata-se um marcado aumento no número e diferenciação de procedimentos endovasculares. Verificou-se um decréscimo do número e diferenciação de procedimentos cirúrgicos convencionais, nomeadamente em cirurgia DAP aorto-ilíaca e de AAA.

Confirma-se uma crescente preocupação com a vertente científica durante a formação.

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Introduction:

Introduction: The evolution in the specialty of Angiology and Vascular Surgery was accompanied by differences in training during the internship.

Objectives:

The main goal of this study was to show the different trends in training in Vascular Surgery Internship over the last 15 years, namely with regard to surgical learning and scientific production.

Methods: After identifying the physicians who completed the Angiology and Vascular Surgery internship between 2002 and 2017, in a National level, all data were collected retrospectively, by consultation of the curriculum vitae presented for the final specialty exam.

Results:

In Portugal, from 2002-2017 an increase in the total number of surgeries as 1º surgeon (p <0.024) was observed as well as in the proportion of endovascular procedures (p <0.001), and in the advanced differentiation of endovascular procedures (p <0.001).

Aorto-iliac occlusive disease procedures revealed a decrease in the number of conventional procedures (p <0.022) and an increase in the number of endovascular procedures (p <0.017).

In abdominal aortic aneurysm (AAA) surgery, although there was no variability in the total number of conventional operations, there was a decrease in those performed as 1st surgeon (p <0.02); there was a marked increase in the total number of endovascular procedures of AAA (p <0.002) as well as 1st surgeon (p <0.001).

At the scientific level, there was an increase in the total number of publications (p <0.108).

Conclusion:

Although the exposure to surgical interventions during the complementary internship has remained approximately constant in the last 15 years in Portugal, a marked increase in the number and advanced differentiation of endovascular procedures has been reported.

It was found a decrease innumber and differentiation of conventional surgical procedures, namely in aorto-iliac occlusive disease and in AAA surgery. There is a growing concern about the scientific dimension during training.

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