19 2National survey to Portuguese Angiology and Vascular Surgery residents - Insights into the satisfaction and limitations of the residency programBlunt traumatic injuries of thoracic aorta and supra-aortic trunks - a narrative review 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Angiologia e Cirurgia Vascular

 ISSN 1646-706X

PEIXOTO, João et al. Doença Quística Adventicial Venosa - O Que Sabemos?. []. , 19, 2, pp.87-90.   30--2023. ISSN 1646-706X.  https://doi.org/10.48750/acv.511.

A doença quística adventicial é uma patologia que afeta principalmente o leito arterial, porém, em raros casos pode envolver o sistema venoso.

O objetivo desta revisão foi padronizar a marcha diagnóstica, tratamento e vigilância de doentes com suspeita de doença quística adventicial venosa.

Para cumprir os objetivos supracitados, uma revisão narrativa sumarizando os principais achados da literatura usando as bases de dados PUBMED e EMBASE foi feita.

Um total de 33 artigos foram selecionados traduzindo-se num total de 41 casos de vACD. Após analise dos dados, foi possível concluir que o vaso mais frequentemente atingido é a veia femoral comum, e a maior parte dos doentes refere edema unilateral de membro com tempo de evolução variável.

Quando perante um doente com edema unilateral de membro, em que a TVP foi excluída, é necessário proceder a outros meios complementares de diagnóstico de forma a confirmar, ou excluir, a vACD.

: Doença quística adventicial; Doença quística adventicial venosa; veia femoral; veia ilíaca externa.

        · |     · ( pdf )