10«Li sens conmence contreval a filer…». Imaginaire du sang et hétérodoxies épiques dans La Bataille Loquifer. 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medievalista

 ISSN 1646-740X

CHAMBEL, Pedro. O Simbolismo das Cores no Livro de José de Arimateia. []. , 10, pp.90-119.   31--2011. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.232.

^a

O Livro de José de Arimateia, é um texto medieval, traduzido para português provavelmente no século XIII, e que constitui a primeira parte do ciclo da denominada Pós-Vulgata. Nele narra-se como o Graal, o cálice que conteria o sangue derramada por Jesus Cristo na cruz e recolhido por José de Arimateia, foi transportado de Jerusalém para a Grã- Bretanha, e as aventuras das personagens que ao longo da narrativa com ele se relacionam. No texto são citadas as cores branca, vermelha, verde, preta, azul e dourada que apresentam simbologias cuja interpretação revela-se de importância decisiva para a análise e compreensão de uma narrativa de marcado teor alegórico-simbólico. Pretendo, assim, contribuir para o estudo dos simbolismos das cores presentes nos textos medievais portugueses, como forma de análise dos mesmos, e suscitar a comparação dos significados propostos no estudo que efectuei com os presentes noutros textos da mesma época e com os que são transmitidos pelas cores presentes noutras formas de expressão da nossa Idade Média.

^lpt^a

The Book of Joseph of Arimathea is a medieval text probably translated to Portuguese in the XIIIth century, wrote as the first part of the Post-Vulgate cycle. The book is a narrative about the Holy Grail, the chalice that was supposed to contain the blood shed by Jesus Christ while crucified, collected by Joseph of Arimathea; and also the adventures of the characters that interact with the grail while it was taken from Jerusalem to Great Britain. In this text there are references to several colors - white, red, green, black, blue and gold - which have symbolic meanings, that must be interpreted and taken into account on the analysis and comprehension of a narrative with a strong allegoric-symbolic content. Therefore, I intend to add a contribution to the study of the colors symbolism on Portuguese medieval texts, as an approach to their analysis, and give rise to a comparison of the meanings proposed by this study both with those of other texts written around the same time, and with other medieval forms of expression.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )