12 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medievalista

 ISSN 1646-740X

RIBEIRO, Maria do Carmo    MELO, Arnaldo Sousa. A materialização dos poderes no espaço como expressão da memória e identidade urbana medieval. []. , 12, pp.227-263.   31--2012. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.685.

Este artigo constitui um contributo para o estudo da memória e identidade da cidade medieval através da materialização dos poderes no espaço urbano.

Para dar cumprimento aos objetivos a que nos propomos, estruturámos este trabalho em três partes. Na primeira fazemos algumas considerações prévias sobre os conceitos de memória e identidade urbana com vista a situar a temática em apreço num contexto sociológico e antropológico mais amplo. Posteriormente, abordamos algumas formas de materialização dos poderes no espaço urbano, designadamente os lugares que resultaram da atuação dessas entidades, tais como os classificados de régio, episcopal, senhorial e concelhio. Por fim, analisamos de que forma as construções e espaços urbanos se traduzem em memória e identidade, nomeadamente a sé catedral, as muralhas e os castelos, os paços ou o ordenamento urbano.

O nosso estudo incidirá preferencialmente sobre as cidades medievais portugueses de Braga e do Porto, muito embora pontualmente sejam utilizados outros casos de estudo concretos.

A metodologia utilizada baseou-se no cruzamento das diferentes fontes disponíveis, com particular preponderância para as fontes escritas, mas também iconográficas e cartográficas e, sempre que possível, procurou valorizar os vestígios materiais sobreviventes e que integram as cidades atuais.

: Poderes, Memória; Identidade; Urbana; Medieval.

        ·     · |     · ( pdf )