28 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medievalista

 ISSN 1646-740X

LINHARES, Gilson Damasceno. O realismo direto na teoria da cognição intelectual de Tomás de Aquino: análise e objecções. []. , 28, pp.311-334. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.3341.

Este texto tem como objetivo uma apresentação introdutória da hipótese interpretativa do realismo direto, no que diz respeito à relação entre o conceito e o objeto, na gnosiologia tomasiana. O realismo direto levanta a hipótese de que há uma relação de identidade formal entre a species intelligibilis/conceito e a coisa externa. Devido a esta tese da identidade formal, devemos negar que tais entidades sejam intermediárias entre o intelecto e a coisa. Portanto, a negação de uma entidade mental intermediária excluiria uma interpretação representacionalista. Pretendemos, após analisar as principais teses do realismo direto, propor algumas objeções a estas. Teremos como foco de objeção a tese central da identidade formal e o fundamento desta, a saber, a forma comum.

: Tomás de Aquino; Conceito; Objeto; Identidade; Intelecto; Coisa.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License