6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

COSTA, António Pedro; LOUREIRO, Maria João    REIS, Luís Paulo. Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador aplicada ao Software Educativo. []. , 6, pp.1-16. ISSN 1646-9895.

Este artigo descreve a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU). Trata-se de um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental que tem como “alicerces” princípios do Design Centrado no Utilizador (DCU), especificados na International Organization for Standardization - ISO 13407. Na sua base encontra-se a estrutura disciplinada de processos de desenvolvimento, bem como práticas e valores dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. O processo é constituído por 4 fases principais: planeamento do guião didáctico, design do storyboard, implementação e manutenção/operação. A prototipagem e a avaliação são realizadas de modo transversal a todo o processo. A MHDCU está ser implementada numa Pequena e Média Empresa (PME) de desenvolvimento de recursos educacionais. O primeiro recurso que teve por base esta metodologia foi o Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais.

: Metodologias de Desenvolvimento de Software Educativo; Engenharia de Software; Métodos Ágeis; Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador; Design Centrado no Utilizador.

        ·     · |     · ( pdf )