9Modelado específico de procedimientos en el dominio de la Administración ElectrónicaSistema de Información del Banco de Tierras de Galicia 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

MARQUES, Fábio; DIAS, Gonçalo Paiva    ZUQUETE, André. Modelo de segurança para a composição dinâmica de workflows em arquiteturas de e-government. []. , 9, pp.15-26. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.4304/risti.9.15-26.

As arquiteturas de interoperabilidade permitem a criação de workflows transversais na administração pública e a integração de serviços na perspetiva dos cidadãos e empresas. Neste artigo apresentamos um modelo de segurança que visa as questões levantadas por arquiteturas de interoperabilidade baseadas em agentes autónomos que suportam a composição dinâmica de workflows. O modelo baseia-se numa infraestrutura de chave pública e num conjunto de estruturas de dados baseadas em normas bem conhecidas (X.509 V3 e WSDL). Este modelo de segurança suporta a identificação, autenticação, acreditação e autorização e garante que os resultados produzidos pelos agentes apenas são entregues aos seus destinatários, mesmo que estes destinatários não sejam conhecidos na altura da produção do resultado.

: e-government; Segurança; Workflows dinâmicos; Privacidade; Interoperabilidade.

        ·     · |     · ( pdf )