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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

MARTINS, Ana Isabel; QUEIROS, Alexandra; ROCHA, Nelson Pacheco    SANTOS, Beatriz Sousa. Avaliação de Usabilidade: Uma Revisão Sistemática da Literatura. []. , 11, pp.31-43. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.4304/risti.11.31-43.

^lpt^aO objetivo deste estudo é identificar, analisar e classificar os métodos descritos na literatura para a avaliação de usabilidade de produtos e serviços baseados em tecnologias de informação e comunicação. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, onde os estudos incluídos na análise foram classificados segundo os modelos (empírico ou analítico), os métodos (teste, inquérito, inspeção ou experiência controlada) e técnicas utilizadas. Na pesquisa foram incluídos 2116 estudos, dos quais 1308 foram classificados. O método inquérito foi o método mais frequente nesta revisão, seguido dos métodos teste e inspeção e, por fim, do método baseado em experiências controladas. A combinação de métodos é relativamente frequente, especialmente a combinação dos métodos teste e inquérito, provavelmente porque a utilização dos dois permite recolher informação quantitativa e qualitativa contribuindo para uma avaliação mais completa.^len^aThe aim of this study is to identify, analyze and classify the methods described in the literature for the evaluation of the usability of products and services based on information and communication technologies. The methodology used was a systematic review of the literature. The studies included in the analysis were classified according to the models (empirical or analytical), methods (test, inquiry, inspection or controlled experiment) and techniques used. A total of 2116 studies were included in the survey, of which 1308 were classified. The inquiry method was the most frequent in this review, followed by the test method, the inspection method and, finally, the controlled experiment method. A combination of methods is relatively common, especially the combination of test and inquiry methods, probably because the use of the two allows to collect quantitative and qualitative information contributing to a more complete assessment.

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