2Análisis cualitativo y cuantitativo de las materias básicas de base de datos en las memorias de verificación de los títulos universitarios de Grado en Informática en las Universidades EspañolasPercepciones de los empresarios de Pymes rurales sobre la integración de las TIC 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

COLETTE, Maria Madalena    SILVA, Maria Helena C. da. Novos Cenários de Aprendizagem, Inovação e Sustentabilidade: Uma Pesquisa-Ação na Graduação em Ciências e Tecnologia. []. , spe2, pp.55-69. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.e2.55-69.

^lpt^aO presente artigo trata de uma Pesquisa-Ação, realizada em 2012 no UNIFESO, voltada à criação de novos cenários de aprendizagem. O projeto de pesquisa focalizou a criação de formas de apoio às iniciativas empreendedoras dos estudantes relacionadas ao campo de formação. A fase exploratória confirmou hipótese sobre demanda discente por apoio às suas ideias. A fase principal da pesquisa apontou para um descompasso entre a intenção de participação por parte dos estudantes e efetiva participação destes na ação. Entretanto, apesar da queda da presença discente ao longo do projeto, a proposta obteve representativa adesão de docentes e discentes, numa participação mais qualitativa, que entre outros resultados orientou o grupo para a criação de um empreendimento acadêmico. Um novo cenário de aprendizagem concretizou-se na instituição em 2013, com o desenvolvimento da Solução Empresa Junior de Consultoria, liderada por estudantes dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia.^len^aThis article presents an Action Research, held in 2012 in UNIFESO, focusing on the creation of new learning scenarios. The research project focused on creating ways to support entrepreneurial initiatives of the students related to the field of training. The exploratory phase confirmed hypothesis about student demand for support for their ideas. The main phase of the research pointed to a mismatch between the intention of participation by students and effective participation of these in action. However, despite the drop in student presence throughout the project, the proposal has received membership representative of teachers and students in a more qualitative participation, among other results that guided the group to create an academic venture. A new scenario has manifested itself in the institution in 2013, with the development of Solution Consulting Company Junior, led by students of the courses at the Center for Science and Technology.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )