16Uso de un entorno virtual de aprendizaje ludificado como estrategia didáctica en un curso de pre-cálculo: Estudio de caso en la Universidad Nacional de Colombia 
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RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

KIKOT, Tatiana; FERNANDES, Silvia    COSTA, Gonçalo. Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve. []. , 16, pp.17-29. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.16.17-29.

Casos e desafios atuais incluem novos modos de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Cada vez é mais necessário investir em si mesmo a nível de habilidades e criatividade. Os jogos e simulações, conjugados eventualmente com ambientes virtuais, representam um potencial para novas carreiras ou adaptações. Um caso é o do jogo Cesim SimBrand que envolve os estudantes num ambiente de marketing virtual onde obtêm incomparável experiência em trabalho de equipa e resolução de problemas. A maioria dos estudantes inquiridos destacou o resultado de maior envolvimento na aprendizagem associado à dinâmica realista do jogo. Tais jogos podem ser complementados com mundos virtuais ou realidade aumentada no sentido de analisar o enquadramento com outras atividades/ negócios ou em outros contextos. Isso terá implicações a considerar nos programas, modos de ensino/aprendizagem, locais de ensino e potenciais carreiras.

: jogos; simulações; ensino superior; aprendizagem; realidade aumentada.

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