27Determinantes de la competitividad del sector español de la informática industrial, 1995-2015: Un análisis de datos de panelGobernanza Corporativa y Gobernanza Corporativa de TI utilizando Analytic Hierarchy Process en la creación de valor 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

LONGARAY, André Andrade et al. Análise do emprego do F-commerce como impulsionador do desempenho organizacional em micro e pequenas empresas no Brasil. []. , 27, pp.67-85. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.27.67-85.

^lpt^aEm um cenário global de rápida e crescente ascensão do uso das mídias sociais como ambiente de negócios, este artigo apresenta os resultados da pesquisa conduzida com o objetivo de analisar como a utilização do Facebook Commerce pode impactar o desempenho de micro e pequenas empresas brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa de caráter exploratório, foi conduzida por meio de um instrumento survey para a coleta de dados, os quais foram submetidos à análise de estatística descritiva e fatorial. Como resultados, foi possível verificar que as pressões externas são o principal fator motivador para adoção dessa modalidade de comércio social pelos gestores de micro e pequenas empresas. Os resultados indicaram, ainda, que o uso de uma rede social auxilia diretamente no desempenho dos processos dessas empresas.^len^aIn a global scenario of rapid and increasing rise in the use of social media as a business environment, this article presents the results of the research conducted with the objective of analyzing how the use of Facebook Commerce can impact the performance of micro and small Brazilians firms. Methodologically, the exploratory research was conducted by means of a survey instrument for the data collection, which were submitted to descriptive and factorial statistics analysis. As a result, it was possible to verify that external pressures are the main motivating factor for the adoption of this modality of social commerce by managers of micro and small companies. The results also indicated that the use of a social network directly assists in the performance of these companies' processes.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License