38Contraste en la percepción sobre el uso de una plataforma virtual para la mejora de la enseñanza y aprendizaje de las matemáticasOpiniones de la calidad de vida desde la perspectiva de la mujer con discapacidad 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

SANTOS, Thaís Aluane Silva; REZENDE, Kátia Terezinha Alves; SANTOS, Ione Ferreira    TONHOM, Silvia Franco da Rocha. O acesso a tecnologias pelas crianças: necessidade de monitoramento. []. , 38, pp.38-48. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.38.48-63.

^lpt^aReconhece-se a importância dos avanços da tecnologia. Contudo, ela pode prejudicar o desenvolvimento da criança quando utilizada de forma inadequada. O objetivo geral dessa investigação é o de analisar o uso das tecnologias e seu impacto no desenvolvimento da criança. Os específicos, identificar quais são os meios utilizados pelas crianças e a intensidade do uso das tecnologias mais comuns; analisar como os responsáveis acompanham o uso e analisar os benefícios e os malefícios que as tecnologias trazem para a vida das crianças. O estudo foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde de um município do interior paulista, onde entrevista-se o responsável que acompanhava a criança. Opta-se pela análise de conteúdo, modalidade temática. A análise dos dados nos permitiu identificar três temas: A) O acesso à tecnologia: conteúdo mais assistidos; B) O uso da tecnologia interferindo no desenvolvimento da criança e C) O monitoramento no uso das tecnologias.^len^aThe importance of advances in technology is recognized. However, it can impair the child's development when misused. The principal objective of this research is to analyze the use of technologies and their impact on the child's development. The specific ones, to identify which are the means used by children and the intensity of use of the most common technologies, analyze how those responsible control the use and examine the benefits and harms that technologies bring to children's lives. The study was carried out in the Basic Health Units of São Paulo City, where the person responsible for accompanying the child is interviewed. We opted for content analysis, thematic modality. Data analysis allowed us to identify three themes: A) The access to technology: most-watched content; B) The use of technology interfering with the child's development and C) Monitoring the use of technologies.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License