42Clasificación y representación de emociones en el discurso hablado en español empleando Deep Learning 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

ALBUQUERQUE, Allana    SILVA, Telmo. Plataformas digitais e departamentos de comunicação/relações públicas: uma revisão sistemática. []. , 42, pp.62-77.   30--2021. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.42.62-77.

^a

Este artigo apresenta estudos, correntes teóricas e autores que fazem parte do atual estado da arte referente à comunicação/relações públicas e plataformas digitais. Em uma revisão sistemática, usando a metodologia Prisma, efetua o levantamento de artigos acadêmicos, publicados no período de 2015 a 2020, oriundos de dois bancos de dados: Web of Science e Scopus. Como resultado quantitativo, observa-se que os estudos relacionados a departamentos de comunicação não representam nem 1% do total de pesquisas relacionadas a plataformas digitais, tecnologias digitais ou sistemas de informação. Os resultados abrangeram a discussão sobre o conceito de plataformas digitais; a transformação digital dos departamentos de comunicação, e o papel das mídias sociais. Demonstram ainda a predominância de estudos relacionados à estratégia de comunicação nas mídias sociais, com foco na relação entre organização e seus públicos. Novas pesquisas devem explorar o gerenciamento das informações produzidas com o uso de plataformas digitais.

^lpt^a

This article presents studies, theoretical currents and authors that are part of the current state of the art regarding communication / public relations and digital platforms. In a systematic review, using the Prisma methodology, it carries out a survey of academic articles, published in the period from 2015 to 2020, from two databases: Web of Science and Scopus. As a quantitative result, it is observed that studies related to communication departments do not represent even 1% of the total research related to digital platforms, technologies or information systems. The results covered the discussion on the concept of digital platforms, the digital transformation of communications departments, and the role of social media. They also demonstrate the predominance of studies related to the communication strategy in social media, focusing on the relationship between organizations and their audiences. New research should explore the management of information produced using digital platforms.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )