44 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

BARBOSA, Jefferson Ferreira; MARINHO, Marcelo Luiz Monteiro    MOURA, Hermano Perrelli de. Em Direção a um Modelo para Quantificação da Incerteza Epistêmica em Projetos de Software: uma Pesquisa-Ação. []. , 44, pp.67-83.   31--2021. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.44.67-83.

^a

A evolução do pensamento em gerenciamento de projetos aumentou o interesse em áreas ainda não exploradas por pesquisadores e profissionais de gerenciamento de projetos como o gerenciamento da incerteza. A correta aplicação do gerenciamento da incerteza epistêmica em projetos de software pode representar um diferencial competitivo para a indústria de software. No entanto, apesar do uso crescente de abordagens de gerenciamento de incertezas, muitos projetos ainda falham. Alguns estudos mostram que as abordagens existentes utilizadas para o gerenciamento da incerteza não levam em consideração o seu aspecto quantitativo. Uma Pesquisa Ação (PA) foi conduzida com o objetivo de investigar a quantificação da incerteza epistêmica em um contexto real. Este trabalho ilustra o benefício da aplicação de abordagens de quantificação de incerteza para reduzir e priorizar o gerenciamento da incerteza epistêmica em uma equipe ágil de projeto de software. Ao final, é proposto um modelo para lidar com o gerenciamento da incerteza epistêmica.

^lpt^a

The evolution of project management thinking has increased interest in areas not yet explored by project management researchers and practitioners, such as uncertainty management. Applying epistemic uncertainty management in software projects can represent a competitive differential for the software industry. However, despite the growing use of uncertainty management approaches, many projects still fail. Some studies show that the existing approaches used to manage uncertainty do not consider its quantitative aspect. An Action Research (AR) was conducted to investigate the quantification of epistemic uncertainty in a real context. This paper illustrates the benefit of applying uncertainty quantification approaches to reduce and prioritize epistemic uncertainty management in an agile software design team. Finally, a model is presented to deal with the management of epistemic uncertainty.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )