46El Podcast: un recurso virtual para el aprendizaje autónomo en estudiantes universitarios 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

FREITAS JUNIOR, Olival de Gusmão; CARVALHO, Victor Diogho Heuer de; BARROS, Petrucio Antonio Medeiros    BRAGA, Marcus de Melo. Uma Experiência com Business Intelligence para apoiar a Gestão Acadêmica em uma Universidade Federal Brasileira. []. , 46, pp.5-20.   30--2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.46.5-20.

^a

No cenário atual em que as organizações devem reagir mais rapidamente às mudanças nos seus ambientes externo e interno, as informações tornam-se cada vez mais necessárias à gestão efetiva dos negócios. Neste contexto, encontram-se as Universidade Federais Brasileiras procurando atender às demandas sociais, fazendo uso de técnicas e ferramentas de Business Intelligence (BI) que podem fornecer suporte às decisões estratégicas institucionais. Particularmente, o interesse por sistemas de apoio à decisão utilizando BI na gestão acadêmica vem crescendo. Este trabalho apresenta um estudo sobre a experiência da aplicação de uma solução de BI para a gestão acadêmica da Universidade Federal de Alagoas. Verificou-se a viabilidade do uso de BI como instrumento importante no auxílio aos gestores universitários no processo de visualização e entendimento das informações existentes sobre o fenômeno específico da evasão estudantil, para posterior construção de medidas visando combater este fenômeno.

^lpt^a

In the current scenario in which organizations must react more quickly to changes in their external and internal environments, information becomes increasingly necessary for effective business management. In this context, the Brazilian Federal Universities are looking to meet social demands, using Business Intelligence (BI) techniques and tools to support institutional strategic decisions. Particularly, interest in decision support systems using BI in academic management has been growing. This work presents a study on the experience of applying a BI solution for academic management at the Federal University of Alagoas. It was verified the feasibility of using BI as an important tool to help university managers view and understand existing information on the specific phenomenon of student dropout for later construction of measures to combat this phenomenon.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )