46La importancia de la seguridad de la información en el sector público en Colombia. 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

FRANCA, Mauro Borges; CARDOSO, Alexandre; LAMOUNIER JUNIOR, Edgard Afonso    MOTA, Camila Tavares. Agile Short Unified Process - ASUP: Uma metodologia híbrida apoiada na adaptação do framework Scrum e do modelo Unified Process. []. , 46, pp.71-86.   30--2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.46.71-86.

^a

Encontrar uma metodologia de desenvolvimento de software que seja aderente às características de fábricas de software é um grande desafio para pesquisadores. Neste sentido, este trabalho apresenta uma metodologia híbrida, denominada Agile Short Unified Process - ASUP. A proposta tem como base elementos extraídos do framework Scrum inseridos nas quatro fases do Unified Process - UP: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Em cada fase encontra-se um ciclo de vida representada e tipificada com todos os seus elementos. Para avaliar a eficiência, o ASUP foi aplicado em quatro projetos de duas instituições federais de educação profissional - IFTM e IFNMG. Após a aplicação da metodologia, alguns apontamentos foram realizados pelas equipes como forma de feedback e suas percepções finais foram de ganhos significativos nas atividades de gerenciamento dos projetos. Por fim, nas duas instituições, a metodologia foi aprovada e deixou de ser apenas sugestiva para ser considerada aplicável em outros projetos.

^lpt^a

A great challenge for researchers is to find out a software development methodology that can be adhered to the characteristics of software factories. In this sense, this work presents a hybrid methodology, called Agile Short Unified Process - ASUP. The proposal is based on elements extracted from the Scrum framework inserted in the four phases of the Unified Process - UP: Conception, Elaboration, Construction and Transition. We can find a life cycle represented and typified with all its elements in each stage. The ASUP was applied in four projects of two federal institutions of professional education (IFTM and IFNMG) in order to evaluate its efficiency. After applying this methodology, some notes were made by the teams as a form of feedback, and their final perceptions realized meaningful gains in project management activities. In the end, the methodology was approved and was no longer only a suggestive one, but being considered perfectly possible to be applied in other projects, in both institutions.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )