48 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

BIANCHI, Isaías Scalabrin et al. Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior. []. , 48, pp.59-73.   31--2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.48.59-73.

As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral.

: Massive Online Open Courses; Design Science Research; universidade; gestão do conhecimento; plataforma.

        ·     · |     · ( pdf )