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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

LOUREIRO, Cândida. Treino de competências sociais - uma estratégia em saúde mental: conceptualização e modelos teóricos. []. , 6, pp.7-14. ISSN 1647-2160.

^lpt^aEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica realizada sobre a temática Treino de Competências Sociais e tem como objectivos: i) descrever conceitos basilares, nomeadamente assertividade, habilidade social e competência social; ii) apresentar alguns dos modelos teóricos que sustentam o treino de competências sociais; iii) contribuir para fundamentar as intervenções dos enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria e iv) fomentar a reflexão sobre a necessidade de se realizarem estudos no âmbito do desenvolvimento de competências sociais/promoção da saúde mental. Na tentativa de agregar o que se sabe sobre este assunto de uma forma clara e objectiva destacamos alguns conceitos relacionados com a temática como, assertividade, habilidade social e competência social. Comparamos as perspectivas de diferentes autores e apresentamos alguns dos modelos teóricos que sustentam o treino de competências sociais, nomeadamente, o Modelo de Percepção Social de Argyle, o Modelo do Condicionamento Operante de Skinner, o Modelo da Assertividade e o Modelo da Aprendizagem Social de Bandura. Relativamente à assertividade descrevemos os vários estilos comunicacionais (assertivo, agressivo, passivo e manipulativo) tendo por base o comportamento observável (verbal, não verbal e para verbal), os padrões de pensamento, os sentimentos e emoções e as consequências, para cada um dos estilos comunicacionais. Apresentamos uma breve análise reflexiva sobre os contributos teóricos para a produção do conhecimento científico na enfermagem de saúde mental.^len^aThis article presents a literature review on the subject Social Skills Training and aims: i) describe basic concepts, including assertiveness, social skills and social competence; ii) present some of the theoretical models that support the training of social skills; iii) contribute to support assistance from specialist nurses in mental health and psychiatry and iv) encourage reflection on the need for further studies in the development of social skills/mental health promotion. In an attempt to aggregate what is known about this subject in a clear and objective way, highlight some concepts related to the subject as assertiveness, social skills and social competence. We compared the perspectives of different authors and presented some of the theoretical models that support the training social skills, in particular the social Model of Perception of Argyle, the model of operant conditioning of Skinner’s Model and the Model of Assertiveness Bandura’s social Learning. With regard to assertiveness, we describe the various communication styles (assertive, aggressive, passive and manipulative) based on observable behavior (verbal, nonverbal and verbal), thought patterns, feelings and emotions and the consequences for each of the communication styles. Expose a brief reflective analysis on the theoretical contributions to the production of scientific knowledge in mental health nursing.

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