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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

LOUREIRO, Cândida. Treino de Competências Sociais - Uma Estratégia em Saúde Mental: Técnicas e Procedimentos para a Intervenção. []. , 9, pp.41-47. ISSN 1647-2160.

^lpt^aA promoção de relações interpessoais saudáveis, através do desenvolvimento de competências sociais contribui para o bem-estar e saúde mental das pessoas. Os programas de treino de competências sociais destinam-se prioritariamente a proporcionar um conjunto de experiências que, não tendo ocorrido naturalmente ao longo do ciclo vital, torna-se necessário ensiná-las ou desenvolve-las. Os enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental são agentes privilegiados na conceção, implementação e avaliação de programas de promoção de competências sociais, quer a pessoa se encontre em situação de saúde ou de doença e em todas as fases do ciclo vital. Este artigo de revisão bibliográfica surge com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de programas de treino de competências sociais. São abordados os aspetos teóricos do conhecimento nesta área específica de Treino de Competências Sociais, particularmente o Treino Assertivo. São apresentadas as diversas formas de avaliação de competências sociais, a estrutura e dinâmica das sessões de um programa de treino e algumas das técnicas e procedimentos habitualmente utilizados. São destacadas as competências do enfermeiro de saúde mental enquanto terapeuta/formador.^len^aThe promotion of healthy interpersonal relationship through the development of social skills contributes to the well-being and mental health of people.  The training programs of social skills are intended, on the first place, to provide a set of experiences that have not occurred naturally over the life cycle, it becomes necessary to teach them or develop them. The nurses specialists in mental health are privileged agents in the design, implementation and evaluation of programs to promote social skills, whether one is in a situation of health or disease and in all life cycle phases. This literature review article appears with the aim of contributing to develop training programs for social skills, which addresses the theoretical aspects of knowledge in this specific area of Social Skills Training, particularly Assertive Training, forms of assessment of social skills, structure and dynamics of the sessions of a training program and some of the techniques and procedures commonly used. It highlighted the competences of the mental health nurse as a therapist/trainer.

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